“Os 10 Mandamentos” dos atletas de ciclismo e mountain bike
Quando você assume uma postura além de ser somente um ciclista recreativo e começa a encarar o esporte um pouco mais à sério você se torna um atleta.
Um atleta não necessariamente precisar ser um profissional… Na verdade a grande maioria de atletas são amadores.
O que torna você um atleta é a busca constante pela evolução no esporte.
Daí então surgem algumas regras que todo atleta deve seguir:
#1 – Tenha um Plano
Pedalar de qualquer maneira, com os amigos, claro, é sempre muito bom. Mas não é o suficiente quanto você quer alcançar algo grande. Realizações verdadeiramente notáveis: ganhar uma prova regional, completar uma grande maratona, competir uma prova importante ou simplesmente participar da sua primeira prova requer um planejamento cuidadoso e disciplina na execução.
Veja também: Como Treinar para uma Competição | Segredos do Ciclismo
#2 – Prepara-se para desviar do plano
Você saiu para treinar intervalados, mas no meio do exercício sente uma fadiga intensa… pare! Você precisa aprender a ouvir os sinais do seu corpo para não colocar o trabalho de semanas em risco. Adapte seu plano para manter-se sempre em alta performance.
Veja também: Treinos longos ou curtos? Qual a melhor opção?
#3 – Pedale ao extremo
Muitos ciclistas, ao menor sinal de dificuldade afrouxam os pedais. Passam a maior parte do tempo em pedaladas confortáveis. É impossível conquistar objetivos desta forma. Pelo menos 1 ou 2 vezes por semana o treino deve fazer você “babar” de fazer esforço. A sobrecarga planejada é que construirá pernas fortes.
Veja também: 4 treinos intervalados para você ficar mais veloz do que nunca na bike
#4 – Seja fiel ao seus objetivos
A maioria dos ciclistas são como animais de carga por natureza. Não deixe que um KOM ou um pelotão passando rápido por você te desvie do seu treino. Se é dia de regenerativo, faça o regenerativo… se é dia de treinar endurance (longas distâncias com baixa intensidade), faça-o! Disciplina é o macete!
Veja também: 7 sinais de que você está com overtraining e precisa se cuidar
#5 – Faça o que te destrói
Você odeia subir? Então suba!!! Você deve treinar o que é difícil para você.
Veja também: Algumas dicas para subir melhor com sua bicicleta, no MTB ou Ciclismo
#6 – Pense progressivamente
Varie seus treinamentos… Faça intervalados, longões, treinos de subida, cadência alta, ou seja… crie variações para desafiar seu corpo o tempo todo. Treine um fundamento especifico à cada nova semana. Defina suas metas.
Veja também: 7 coisas fáceis de fazer para tornar-se um ciclista mais rápido
#7 – Fortaleça sua máquina humana
Você precisa fortalecer sua musculatura, especialmente os músculos estabilizadores (costas, lombar, abdominal). Faça alongamentos após os treinos. Mantendo a musculatura forte e flexível você ficará longe de lesões e dores, além de se tornar um ciclista muito mais forte.
Veja também: O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!
#8 – Treine seu cérebro
Seu corpo pode fazer muito mais do que você pensa! O maior limitador das suas capacidades é sua cabeça. Pense positivo, acredite em você mesmo… você ficará surpreso com sua evolução quando passar a agir desta forma.
Veja também: 6 truques mentais que ajudam a alcançar seus objetivos no Mountain Bike e Ciclismo
#9 – Coma
O combustível é tudo para a realização dos grandes objetivos. Treine sua barriga como faz com suas pernas. Alimente-se nos dias de treino da mesma forma como você se alimente para competir. Perca peso!!! Como o que te deixa forte e leve. Aprenda a cozinhar seus próprios alimentos saudáveis.
Veja também: Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance
#10 – Divirta-se
Tudo isto tem que ser prazeroso… Se for sofrido e feito por obrigação, reveja todo o plano. Divirta-se acima de tudo!
Комментарии